NOTÍCIAS

 

Pensando ENEM 2014 

O Sistema Mackenzie de Ensino preparou um material de apoio para as escolas parceiras que têm Ensino Médio e que será disponibilizado gratuitamente em formato de website.

Leia mais >>
  • GosteiGostei  (1)
Categorias: ENEM, Ensino Médio
 

Ciências e Cosmovisão Cristã 

cabecalho_newsletter_julho14
 

Filipe Costa Fontes

Consultor Teológico-Filosófico do SME e professor do Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper

 

Comumente se pensa que a interação entre o trabalho científico e a cosmovisão cristã é algo impossível. Isso, no entanto, não é verdade. A cosmovisão cristã é parte do fundamento das Ciências nos termos como as conhecemos hoje.

 
Leia mais >>
Categorias: Cosmovisão Cristã, Ciências, Filipe Fontes
 

Férias: tempo de “aprender-se” 

cabecalho_newsletter_julho14
 

Guilherme Davoli - psicólogo / consultor educacional e empresarial
www.guilhermedavoli.com.br

 

Conforme o período de férias escolares se aproxima, mais começamos a falar e pensar na palavra “descanso”, o que de maneira geral acaba por excluir desse período a busca pelo desenvolver novas e pouco conhecidas habilidades.

 
Leia mais >>
Categorias: Férias, Guilherme Davoli
 

Planejamento e Sustentabilidade na Gestão Escolar Cristã 

cabecalho_newsletter_julho14
 

Francisco Solano Portela Neto

Diretor Educacional do Instituto Presbiteriano Mackenzie

 

Observamos que muitas de nossas instituições evangélicas são carentes de um planejamento e organização eficazes. Talvez, como uma reação exagerada à rigidez litúrgica, hierárquica, formal e de planejamento das denominações históricas mais estruturadas do passado, ou por ter-se a ideia de que qualquer planejamento e organização maior, no que diz respeito às coisas do Reino de Deus, seria uma "camisa de força" inadequada. A questão é “confiar em Deus”, e como não há nada de errado nisso, seguimos sem planejar.

 
Leia mais >>
Categorias: Planejamento, Solano Portela
 

Ética na nossa sala de aula... o que vemos e fazemos? Uma reflexão das nossas práxis 

cabecalho_newsletter_julho14
 

Yon Morato Ferreira da Costa

Pastor presbiteriano e professor de Ensino Religioso e Ética do Colégio Presbiteriano Mackenzie – São Paulo

 

Já falamos em outra publicação sobre “Deus na Escola”, desta vez falaremos sobre “Ética na Escola”. Como temos abordado esta questão e por quê? Não há como separar a reflexão ética da conduta do cidadão consciente e, por essa razão, trazemos para a sala de aula assuntos relevantes e capazes de fazer pensar, dialogar e questionar.

 
Leia mais >>
Categorias: Ética, Yon Mourato
 

SME participou da Feira Educar 2014 

No período de 21 a 24 de maio, o SME participou da Feira Educar Educador. No evento, foram apresentadas as coleções de livros didáticos do Sistema Mackenzie de Ensino e e todos os demais serviços que são oferecidos para as escolas parceiras do SME. Veja o vídeo do evento.

 
Leia mais >>
Categorias: Feira Educar, SME, vídeo
 

Informação SME - edições anteriores 

Cabeçalho-newsletter
 

Se você deseja ver as edições anteriores de nossos informativos online, clique nos links abaixo.

 
Leia mais >>
Categorias: Informação SME
 

A Copa do Mundo de 2014 e as oportunidades 

cabecalho_newsletter_junho14
 

Marcelo Silveira de Almeida
Coordenador do Departamento de Educação Física do Colégio Presbiteriano Mackenzie - SP

 
Leia mais >>
Categorias: Marcelo Silveira, Copa do Mundo
 

Educação Física e Cosmovisão Cristã  

cabecalho_newsletter_junho14
 

Filipe Costa Fontes - Consultor Teológico-Filosófico do SME

 

Educação Física tem a ver, primeiramente, com o cuidado do corpo. Neste sentido, há, basicamente, dois extremos que precisam ser evitados, à luz de uma perspectiva cristã. De um lado, e mais comum ao modo como algumas pessoas compreendem o cristianismo, está a desvalorização do corpo em prol da ênfase em virtudes espirituais. Não é incomum ouvirmos pessoas dizerem que o cuidado para com o corpo é algo desnecessário e menos espiritual. De outro lado, muito comum à nossa época, está o narcisismo, ou a supervalorização do corpo, sobretudo por razões estéticas.

 
Leia mais >>
Categorias: Cosmovisão cristã, Filipe Fontes, Educação Cristã
 

Corpus Christi e a Ceia do Senhor 

cabecalho_newsletter_junho14
 

Hermisten Maia Pereira da Costa
Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Presbiteriana Mackenzie

 
Leia mais >>
Categorias: Corpus Christi, Hermisten Maia
 

Indisciplina: desafios e possibilidades 

cabecalho_newsletter_mai_2014
 

Profa. Dra. Roseli Fernandes Lins Caldas

Professora do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Maio de 2014

 

“Ele desobedeceu à regra! Veio sem uniforme.”

 

“Essa classe é indisciplinada. Com tantas conversas paralelas, é impossível o professor ser ouvido.”

 

“Você sabia que não é permitido namorar na escola! Terá que ser advertido!”

 

“Logo no início do ano já estão correndo no corredor, sem qualquer disciplina.”

 
Leia mais >>
Categorias: Indisciplina, Roseli Caldas, Psicologia
 

Artes e Cosmovisão Cristã  

cabecalho_newsletter_mai_2014
 

Filipe Costa Fontes - Consultor Teológico-Filosófico do SME

 

Vivemos em um momento histórico em que, embora se possa notar o esforço pela inclusão das Artes no currículo escolar, a educação artística ainda é desvalorizada. De modo geral, aliás, a Arte é vista atualmente como mero acessório à vida humana, e o envolvimento com as Artes tende a ser visto como um hobby, e não como um trabalho rigoroso. Uma cosmovisão cristã parte do princípio de que toda a diversidade de aspectos da realidade foi criada por Deus, dentre eles o aspecto estético. Este fato confere a ele dignidade inerente. Ele é tão importante quanto os demais e cumpre um papel fundamental na existência humana.

 
Leia mais >>
Categorias: Artes, Filipe Fontes, Cosmovisão Cristã
 

Pensando ENEM 2014 

cabecalho_newsletter_mai_2014
 

O Sistema Mackenzie de Ensino está preparando a segunda versão do projeto Pensando ENEM. Este projeto tem o propósito de contribuir para o preparo dos alunos para a prova do ENEM, além de ampliar suas possibilidades de aprovação no vestibular, e será disponibilizado gratuitamente para as nossas escolas parceiras em formato website.

 
Leia mais >>
Categorias: Pensando ENEM 2014
 

A Copa do Mundo em Selos 

Em clima de Copa do Mundo no Brasil, o Sistema Mackenzie de Ensino está presenteando os alunos das escolas parceiras com o material “A Copa do Mundo em Selos”.

Leia mais >>
Categorias: Copa do Mundo em Selos
 

Eu quero sossego 

cabecalho_newsletter_mai_2014
 

Hermisten Maia Pereira da Costa

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação de Ciências da Religião da Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP).

 

A obra de Cristo é o que torna possível os pecadores viverem doxologicamente e trabalharem em obediência a Deus – Ray Pennings.[1]

 

 
Leia mais >>
Categorias: Hermisten Maia Pereira da Costa, Trabalho, Vida Cristã
 

Os Desafios da Escola e dos Educadores Cristãos 

Prof. Solano Portela, Diretor Educacional do Instituto Presbiteriano Mackenzie

 

As instituições de ensino cristãs têm uma identidade definida em nossa legislação educacional. Elas são instituições de ensino confessionais! Nossas escolas, pela graça e misericórdia de Deus, não são instituições ilegais ou subterrâneas em nosso país, mas são abrigadas pela própria Lei de Diretrizes e Bases, em seu Art. 20.

 
Leia mais >>
Categorias: Solano Portela, Desafios
 

Línguas e Cosmovisão Cristã 

cabecalho_newsletter_abr_2014
 

Filipe Costa Fontes - Consultor Teológico-Filosófico do SME

 

O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus. Este fato possui uma série de implicações para a constituição humana e seu relacionamento com a realidade. Para o propósito desta reflexão, podemos destacar o fato de que, como resultado de sua criação à imagem de Deus, o homem é um ser reflexivo, isto é, ele apreende de modo lógico a realidade.

 
Leia mais >>
Categorias: Línguas, Filipe Fontes, Cosmovisão Cristã
 

A paixão de Cristo 

cabecalho_newsletter_abr_2014
 

Carlos Henrique - Capelão Institucional do Mackenzie

 
 

“... ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar” (Isaías 53.10).

“Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?” (Romanos 8.32).

Leia mais >>
Categorias: Carlos Henrique, Páscoa
 

A Páscoa dos hebreus e seus ensinos para hoje 

cabecalho_newsletter_abr_2014
 

Jorge Correia, capelão da Universidade Presbiteriana Mackenzie - Tamboré

 

A instituição da Páscoa para os hebreus foi algo de muita importância, pois marcava o fim de uma escravidão de 430 anos. Deus a instituiu para marcar a libertação de seu povo e ensiná-lo sobre propósito, obediência e preparo.

 

Texto: Êxodo 12:1-50

Leia mais >>
Categorias: Jorge Correia, Páscoa
 

A Ética de Caim 

cabecalho_newsletter_abr_2014
 

Jôer Corrêa Batista, Gerente de Responsabilidade Social e Filantropia do Instituto Presbiteriano Mackenzie

 

Sou eu responsável por meu irmão?” (Gn. 4.9)

 

Bauman[1], citando Levinas, afirma que dessa pergunta irada de Caim nasceu a imoralidade. A despeito das discussões teológicas que essa afirmação suscita, os autores citados têm razão ao perceber que por trás do questionamento de Caim reside uma lógica, uma ética que ignora e contradiz a ordem natural criada por Deus.

 
Leia mais >>
Categorias: Responsabilidade social, filantropia, Joer Correa Batista
 

Vídeo - Dia das Mulheres 

 

Como a comemoração do Dia das Mulheres não deveria ser restrita a uma data apenas, colocamos aqui um vídeo produzido pelo Colégio Presbiteriano Mackenzie (São Paulo), Capelania Mackenzie e Mack-Pro em homenagem às mulheres.

 
Leia mais >>
Categorias: Dia das mulheres, Colégio Presbiteriano Mackenzie
 

Nossas novas escolas parceiras 

 

Gostaríamos de dar as boas-vindas para as nossas novas escolas parceiras.

 
 
 

São 46 escolas que se juntam às nossas atuais escolas parceiras em nosso propósito de proporcionar aos alunos a capacidade de aprender a se relacionar com Deus, com o próximo e com o mundo.

 
Mackenzie-SP_galleryimage
Leia mais >>
Categorias: Novas escolas parceiras
 

Educadora mulher x mulher educadora 

 
 

Maria Lúcia M. Carvalho Vasconcelos

Doutora em Educação pela USP e Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

 

Dia-das-mulheres
 
Leia mais >>
Categorias: Dia Internacional da Mulher
 

Atividade extra não existe  

cabecalho_newsletter_2a
 

Guilherme Davoli - psicólogo / consultor educacional e empresarial
www.guilhermedavoli.com.br

 
Atividade extra
 

Esse mundo que vivemos anda recheado de dois tipos de coisas básicas: as úteis e as que são, ou parecem ser, inúteis.

Leia mais >>
Categorias: Guilherme Davoli, Atividade extra
 

Metodologia da alfabetização: ainda um dilema? A eficácia das instruções fônicas 

 

Alessandra Gotuzo Seabra

Psicóloga e Pós-Doutora em Psicologia Experimental pela USP. É docente e pesquisadora da Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Bolsista de produtividade do CNPq. Autora de diversos artigos, livros e capítulos de livros sobre neuropsicologia e problemas de aprendizagem.

E-mail: alessandra.seabra@mackenzie.br

Alessandra-Seabra
 

Uma das questões mais importantes na área da educação tem sido a eficácia dos diferentes métodos de alfabetização (Hempenstall, 1997). Atualmente, os métodos fônico e global têm sido os mais utilizados em todo o mundo para o ensino de leitura e escrita. No método global, a escrita é apresentada à criança por meio de textos, incentivando-a a deduzir o sentido das palavras que ela não conhece a partir das que conhece, ou seja, do contexto. No método fônico, o aluno recebe instruções explícitas sobre o mapeamento que a escrita alfabética faz da fala, isto é, sobre as correspondências grafofonêmicas, e participa de atividades para desenvolver a consciência fonológica, ou seja, para compreender que a fala pode ser segmentada em diferentes níveis como palavras, sílabas e fonemas.

 
Leia mais >>
Categorias: Alessandra Seabra, Método Fônico
 

Capelania, órgão integrante e integrador de uma Escola Confessional 

cabecalho_newsletter_2a
 

Josué Alves Ferreira - Capelão da Educação Básica do Colégio Presbiteriano Mackenzie – São Paulo

 
images
 

Quando entrei no Instituto Presbiteriano Mackenzie, em 1997, procurei livros, artigos e pessoas que me falassem a respeito da atividade de um capelão. Observei que muito pouco havia sido escrito a respeito e o que havia disponível entrava em conflito com tudo que eu estava presenciando.

Leia mais >>
Categorias: Josué Alves Ferreira, Capelania
 

Cosmovisão Cristã e Educação (Parte III)  

cabecalho_newsletter_2a
 

Filipe Costa Fontes - Consultor Teológico-Filosófico do SME

 
cosmovisao
 

Recentemente fui perguntado por um educador não cristão sobre a possibilidade de alguém usar o material do SME sem usar a cosmovisão cristã. Essa pergunta me gerou uma dupla reação.

 
Leia mais >>
Categorias: Cosmovisão, Educação, Filipe Costa Fontes
 

Fanpage SME 

Curta a fanpage do SME.

Clique em:

https://www.facebook.com/sme.mackenzie

ou

Clique aqui.

Leia mais >>
Categorias:
 

Cosmovisão Cristã e Educação (Parte II)  

cabecalho_newsletter_fev_2014
 

Filipe Costa Fontes - Consultor Teológico-Filosófico do SME

 
Cosmovisao
 

A educação a partir da cosmovisão cristã consiste em um esforço de ler o mundo tendo como guia epistemológico a revelação de Deus em Sua Palavra. Muitos estudiosos têm resumido a cosmovisão bíblica em uma tríade básica: CRIAÇÃO/QUEDA/REDENÇÃO.

 
Leia mais >>
Categorias: Cosmovisão, Educação, Filipe Costa Fontes
 

Levantemos as páginas 

cabecalho_newsletter_fev_2014
 

Noemih Sá Oliveira - Coordenadora do SEEM

 

Dia 27 de fevereiro – Dia Nacional do Livro Didático

 
Livrodidatico
 
Leia mais >>
Categorias: Noemih Sá Oliveira, Livro didático
 

O boneco Barnabé: como tudo começou 

cabecalho_newsletter_fev_2014
 

Josué Alves Ferreira - Capelão da Educação Básica do Colégio Presbiteriano Mackenzie – São Paulo

 
JosueeBarnabenews
 

Meu nome é Josué Alves Ferreira, sou pastor presbiteriano e capelão do Instituto Presbiteriano Mackenzie há 15 anos. Tenho um amigo que se chama Barnabé; muitos o conhecem. Algumas pessoas me perguntam como iniciei minhas atividades com bonecos, então, vou contar uma história que já completou 33 anos (1981/2014) e ainda hoje me traz muita alegria.

 
Leia mais >>
Categorias: Josué Alves Ferreira, Boneco Barnabé
 

SME participou do evento acadêmico InPLA/SIL da área de Linguística 

cabecalho_newsletter_fev_2014
 

Viviane Nery Lacerda (coordenadora pedagógica do SME) e Andréa Geroldo dos Santos (revisora pedagógica de Inglês do SME)

 
VivieAndreanews
 

No período dos dias 8 a 11 de outubro de 2013, na Universidade Cruzeiro do Sul – SP, Viviane Nery Lacerda (coordenadora pedagógica do SME) e Andréa Geroldo dos Santos (revisora pedagógica de Inglês do SME) participaram do evento conjunto 19º InPLA (Intercâmbio de Pesquisa e Linguística Aplicada) e do 5º Seminário Internacional de Linguística.

 
Leia mais >>
Categorias: INPLA/SIL, Linguística, Viviane Nery, Andréa Geroldo
 

O tempo e a educação 

Cabecalho_newsletter_jan14
 

Rev. Jorge Corrêa - capelão do AEJA Mackenzie

 

Todos os anos deparamos com a situação inquietante do tempo do começo e do tempo do fim dos estudos na escola. E o tempo do começo é sempre interessante... Por isso, é tão relevante pensarmos que o início do ano é sempre mais atraente do que o final.

 

Leia mais >>
Categorias: Jorge Corrêa, tempo, educação
 

Cosmovisão Cristã e Educação (Parte I) 

Cabecalho_newsletter_jan14
 

Filipe Costa Fontes - Consultor Teológico-Filosófico do SME

 

O Sistema Mackenzie de Ensino produz um material didático fundamentado na cosmovisão cristã. O que isso significa?

A palavra cosmovisão é comumente usada para definir um conjunto de crenças, conceitos e valores que o homem, individual e coletivamente, sustenta acerca das questões mais básicas da realidade (Deus, o mundo, o homem, a verdade) e que determina o modo como ele compreende, explica e atua na realidade.

 
Leia mais >>
Categorias: Cosmovisão, Filipe Costa Fontes, Educação
 

Tecnologia em sala de aula: ferramentas de linguagem 

 
Cabecalho_newsletter_jan14
 

Adriano Aguina - Editor de Arte do SME

 

A recente onda de utilização de tablets e materiais eletrônicos, como e-books e aplicativos, fez surgir novamente a discussão sobre o papel da tecnologia em sala de aula. Professores e gestores estão constantemente preocupados sobre o impacto do uso dessas tecnologias na escola e questionam, muitas vezes, a necessidade de se utilizar todo esse aparato para auxiliá-los no processo de ensino-aprendizagem.

 
Leia mais >>
Categorias: Adriano Aguina, Tecnologias, sala de aula
 

Se você for como eu 

Cabecalho_newsletter_jan14
 

Rita Elisa Temple - Orientadora Educacional do Colégio Presbiteriano Mackenzie – São Paulo

 

E ele me disse: “Filho do homem, come este rolo; depois vá falar às nações de Israel”. Eu abri a boca, e ele me deu o rolo para eu comer. E acrescentou: “Filho do homem, coma este rolo que estou lhe dando e encha o seu estômago com ele”. Então eu o comi, e em minha boca era doce como mel. (Ezequiel 3:1-3)

...As palavras que eu lhes disse são espírito e vida. (João 6.63)

 

Gosto de fazer da escrita uma provocação, por isso meu objetivo nesse texto é provocar você que exerce a função de orientador(a) educacional a refletir sobre a urgente necessidade de cuidarmos de nossas próprias carências emocionais, psíquicas e físicas, de zelarmos pelas nossas crenças e não descuidarmos do que as exigências e desafios de lidarmos com os conflitos do outro provocam em nossa saúde e bem-estar.

 
Leia mais >>
Categorias: Rita Elisa Temple, Orientação educacional
 

Antropofagia musical brasileira: o fio que não se rompe 

Cabecalho_newsletter_jan14
 

Sérgio Pereira - Revisor Pedagógico de História do SME

 

FORJANDO O FIO

Desde a década de 1920, os meios intelectual e musical tupiniquins tentam consolidar o que é ser brasileiro na música, a partir do mito da convivência racial pacífica e da visão da “musicalidade latente” do povo brasileiro, ou seja, da associação de suas manifestações folclóricas e tradicionais com os gêneros e técnicas eruditas europeias ou populares norte-americanas no entroncamento com nosso “talento musical nato”, que segundo alguns, fez parir uma “identidade nacional musical”.

 
Leia mais >>
Categorias: Antropofagia, Sérgio Pereira, Música
 

Educação: um ato de amor! 

cabecalho_newsletter_2
 

Filipe Costa Fontes - Consultor Teológico-Filosófico do SME

 

Em nossa primeira edição, afirmamos a relação necessária entre Educação e Religião. Vimos que, numa perspectiva cristã, a educação segue uma estrutura: ADORAR-SER-EDUCAR. O que ensinamos (Deuteronômio 6:7-9) é determinado pelo que somos (v.6), e o que somos por quem adoramos (v.4-5).

Leia mais >>
Categorias: Filipe Costa Fontes, Artigo, Newsletter
 

A majestade do Natal 

cabecalho_newsletter_2
 

Rev. Carlos Henrique - Capelão Institucional do Mackenzie

 

“Estando eles ali, aconteceu completarem-se-lhes os dias, e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria. O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lucas 2.6,7; 10,11).

Leia mais >>
Categorias: Natal, Reverendo Carlos Henrique, Newsletter
 

Literatura, imaginação e cosmovisão cristã 

cabecalho_newsletter_2
 

Noemih Oliveira (coordenadora da SEEM), Jade Magave e Raquel Endalécio (revisoras pedagógicas SEEM)

 

Afirmar a importância da leitura e a necessidade de um ensino de literatura nas escolas é, de certa forma, um ponto pacífico entre educadores. Aliás, a ideia de que ler é importante, quase vital, está bastante difundida na sociedade em geral; ideia comum na boca de ávidos leitores ou distantes espectadores, professores e não professores.

 
Leia mais >>
Categorias: Noemih Oliveira, Jade Magave, Raquel Endalécio, Literatura
 

As três cadeiras de Belting 

cabecalho_newsletter_2
 

Sérgio Pereira - Revisor Pedagógico de História do SME

 

Hans Belting é considerado um dos grandes vultos na literatura sobre história das artes. Sua obra perpassa desde ensaios sobre a arte medieval até o mosaico dos movimentos artísticos da modernidade. Professor em Harvard, Hamburgo, Heidelberg, Munique e Colúmbia, Belting põe em xeque-mate a tradição historiográfica da arte em O fim da história da arte: uma revisão dez anos depois.

 
Leia mais >>
Categorias: Três cadeiras de Beting, Newsletter, Sérgio Pereira
 

Dia de ação de Graças, comemorar ou não comemorar? Eis a questão! 

cabecalho_newsletter_Novembro-13
 

Filipe Costa Fontes - Consultor Teológico-Filosófico do SME

 

Novembro está aí e, com ele, o dia de ação de Graças. Comemorá-lo ou não comemorá-lo? Eis a questão! Embora eu aprecie discussões, não tenho dúvidas de que algumas perdem de vista o essencial, e esse parece ser o caso desta.

Leia mais >>
Categorias: Filipe Fontes, Ação de Graças, Artigo
 

Congresso Nacional de Educadores Cristãos 

O Congresso Nacional de Educadores Cristãos foi realizado nos dias 30 e 31 de maio de 2013, na Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo.

Leia mais >>
Categorias:
 

Educação e Religião 

cabecalho_newsletter_Novembro-13
 

Filipe Costa Fontes - Consultor Teológico-Filosófico do SME

 

Educação não tem nada a ver com religião! Em geral, é assim que muitas pessoas pensam hoje em dia, até mesmo muitos cristãos. Acredito que a fácil aceitação dessa afirmação se deva, dentre outras coisas, à superficialidade com que esses dois termos tem sido definidos atualmente. Se os tomarmos no sentido bíblico mais profundo – educação como a formação do caráter e preparo para a vida (Provérbios 22.6), e religião como a direção do amor e confiança últimos do homem a um absoluto (Mateus 6.21) – concluiremos não apenas que educação e religião devem estar, mas que, na verdade, sempre estão relacionados.

 

Um dos textos bíblicos mais clássicos sobre educação é Deuteronômio 6. Ele é constantemente utilizado para incentivar pais e educadores cristãos em geral, em sua responsabilidade de ensinar às crianças a revelação de Deus em sua Palavra. Acreditamos, no entanto, que além de oferecer este incentivo, esta passagem bíblica nos apresenta, através de suas orientações, uma espécie de estrutura do processo educacional, que mostra como educação e religião estão profunda e diretamente relacionadas.

 

Na maioria das vezes, a aproximação de Deuteronômio 6 enfatiza o imperativo encontrado nos versos 7 a 9: tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas. Mas é importante perceber que o imperativo desses versos se fundamenta em duas afirmações anteriores. A primeira é: Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração (verso 6). Essa afirmação considera fundamental que aquele que ensina tenha, anteriormente, se apropriado do que ensinar. Ela pressupõe uma relação necessária entre aquilo que nós ensinamos e aquilo que somos. No entanto, precede o verso 6, um princípio ainda mais abrangente: Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força (v.4-5). Essa segunda afirmação sustenta que a condição fundamental para que alguém seja e ensine como Deus deseja é amá-lo (a Deus) sobre todas as coisas. Ao fazer isso ela aprofunda a relação anterior, mostrando que o que somos é reflexo de quem adoramos. Eis a estrutura pressuposta por Deuteronômio 6: ADORAR-SER-EDUCAR. O que ensinamos (v.7-9) é determinado pelo que somos (v.6), e o que somos por quem adoramos (v.4-5).

 

Como se pode perceber, religião é fundamento de toda educação. Nossos projetos, interesses, motivações, conceitos e modelos, se definem, em última instancia a partir daquilo que amamos e com o qual nos comprometemos; seja o Deus da Bíblia, ou qualquer outra coisa que insistimos em colocar no lugar que a Ele pertence, como o salário que recebemos no final do mês. Por isso não há pergunta mais importante para a educação do que: “a quem vamos adorar?”, nem resposta mais desejável do que: adoraremos ao Senhor.

 

Educação tem tudo a ver com religião!

 

Acesse o artigo em PDF.

Categorias: Educação e religião, artigo, Filipe Fontes
 

Aprendizagem significativa: condições para ocorrência e lacunas que levam a comprometimentos 

cabecalho_newsletter_Novembro-13

Elcie F. Salzano Masini

Professora pesquisadora do Programa de Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura, da Universidade Presbiteriana Mackenzie

 

Dissertar sobre Aprendizagem Significativa é focalizar o sujeito do conhecimento – suas características fundamentais nesse processo. É referir-se ao sujeito que percebe e compreende, que está aberto para as coisas que o cercam e para as quais atribui significados, no mundo em que se situa. É acompanhá-lo no uso de sua capacidade de perceber, de compreender, de refletir e decidir nas relações em cada situação específica que torna possível o significar.

Leia mais >>
Categorias: Elcie Mazini, Aprendizagem Significativa, Artigo
 

A cosmovisão cristã nas artes: uma conversa com artistas e educadores 

cabecalho_newsletter_Novembro-13

Sérgio Pereira - Revisor Pedagógico de História do SME

 
Todas as coisas foram criadas por ele e para ele.
Colossenses 1.16b
 

Deus reina sobre tudo. Como cristão, minha visão de mundo deve partir da “lente bíblica”, a chamada cosmovisão cristã. Tudo é passível de julgamento a partir dessa cosmovisão, seja para críticas sobre aquilo que entendemos ser errado, seja para elogios e manutenção daquilo que é bom e verdadeiro.

Leia mais >>
Categorias: Sérgio Pereira, Cosmovisão Cristã, Artigo
 

Colégio Presbiteriano Três Corações 

Conheça mais sobre o Colégio Presbiteriano Três Corações e veja as atividades que a escola parceira desenvolve com o material didático do SME para o ensino infantil.

Leia mais >>
Categorias: CEP Três Corações, Educação Infantil
 

Ensino religioso das escolas 

cabecalho_newsletter_2
 

Yon Morato Ferreira da Costa

Professor de Ensino Religioso e Ética do Colégio Presbiteriano Mackenzie – São Paulo

 

A inserção da matéria de Ensino Religioso e Ética nas escolas sempre gerou polêmica e diversas discussões quanto a sua viabilidade, aplicabilidade e relevância. Discute-se muito o temor do proselitismo religioso, a confessionalidade em contraponto com a laicidade, parcialidade e neutralidade, o tipo de ensino a ser conduzido, como e quais religiões devem ser ensinadas, e também a capacidade de influenciar e formar o comportamento do aluno e enquanto cidadão pensante.

 
Leia mais >>
Categorias: Ensino religioso, Yon Morato Ferreira da Costa, Newsletter
 

Sistema Mackenzie de Ensino participou da 20ª Feira Educar, em São Paulo 

A Universidade Presbiteriana Mackenzie esteve presente neste grande evento apresentando o Sistema Mackenzie de Ensino (SME).

Leia mais >>
Categorias: Feira Educar, SME
 

Método fônico é a solução 

A Revista Mackenzie publicou um interessante artigo sobre o Método Fônico. Confira!

Leia mais >>
Categorias: Método fônico, Revista Mackenzie
 

O papel do livro didático 

"O livro didático no Brasil atinge seu propósito quando estabelece uma forte parceria com o professor. Juntos eles podem converter em realidade os mais nobres ideais da Educação", afirma Sérgio Quadros.

Leia mais >>
Categorias: Livro didático
 

Tabelas de conteúdos do material didático do 6º, 7º, 8º e 9º anos 

Professor, se você deseja saber mais sobre as tabelas de conteúdos do material didático do 6º, 7º, 8º e 9º anosdo Ensino Fundamental II, entre na área restrita e também em Segmentos - Ensino Fundamental II.

Leia mais >>
Categorias: material didático, 6º ano, 7º ano
 

Matrículas no Ensino Médio quase triplicam em 20 anos, diz ministro 

Para Mercadante, agora é o momento de garantir a qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas, responsáveis por 88% do total de alunos.

Para Mercadante, agora é o momento de garantir a qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas, responsáveis por 88% do total de alunos

Leia mais >>
Categorias: Ensino Médio, matrículas
 

Geografia e Cosmovisão Cristã 

cabecalho_newsletter_agosto14
 

Geografia e Cosmovisão Cristã

 

Filipe Costa Fontes

Consultor Teológico-Filosófico do SME e professor do Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper

 

Uma cosmovisão cristã possui como pressuposto o fato de que o mundo foi criado perfeito por Deus e que, depois de ter criado e ordenado todas as coisas, Ele deu ao homem o dever de descobrir as potencialidades da criação e desenvolvê-las.

 
Leia mais >>
Categorias: Ciências, Cosmovisão Cristã, Filipe Fontes
 

Dia dos Pais 

cabecalho_newsletter_agosto14
 

Dia dos Pais

 

Mauro Meister

Assessor Teológico-Filosófico do SME e professor do Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper

 

Ouvi, filhos, a instrução do pai e estai atentos para conhecerdes o entendimento; 2 porque vos dou boa doutrina; não deixeis o meu ensino. 3 Quando eu era filho em companhia de meu pai, tenro e único diante de minha mãe, 4 então, ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos e vive; 5 adquire a sabedoria, adquire o entendimento e não te esqueças das palavras da minha boca, nem delas te apartes. (Provérbios 4:1-5)

 
Leia mais >>
Categorias: Dia dos Pais, Mauro Meister
 

Alunos desesperados ou apaixonados 

cabecalho_newsletter_agosto14
 

Alunos desesperados ou apaixonados

 

Guilherme Davoli - psicólogo / consultor educacional e empresarial

www.guilhermedavoli.com.br

 

Entre as coisas que considero indiscutíveis e sempre presentes na história da humanidade, gostaria de destacar a assustadora curiosidade reinante no mundo infantil.

 
Leia mais >>
Categorias: Guilherme Davoli, alunos
 

Livro didático é essencial para a aula 

Leitura diária, conhecimento extensivo, teorias que podem ser aplicadas. Tudo isso também é adquirido por meio do livro didático, ainda um dos principais instrumentos na hora do aprendizado nas escolas, e que teve ontem seu dia nacional.

Leia mais >>
Categorias: livro didático
 

Cientistas são mais religiosos do que se acreditava 

Um estudo realizado na Universidade de Rice (EUA) mostra que apenas 15% dos cientistas das principais universidades daquele país veem a religião e a ciência como estando em conflito permanente.

Leia mais >>
Categorias: religião, ciência
 

Vitória do bê-á-bá 

Levantamento da Academia Brasileira de Ciências mostra que método menos usado no Brasil é mais eficiente na alfabetização

Leia mais >>
Categorias: método fônico, alfabetização, Academia Brasileira de Ciências
 

Neurocientista apresenta métodos de alfabetização letra por letra 

Estudos indicam que o método fônico é o mais eficiente e que qualquer criança pode ser alfabetizada em português em menos de um ano.

Leia mais >>
Categorias:
Copyright© 2011 - DTI - Divisão de Tecnologia da Informação | Instituto Presbiteriano Mackenzie                                                                                                        powered by Brado! Networks.