NOTÍCIAS

 

Nova área de conteúdos 

 
 

O Portal do Sistema Mackenzie de Ensino mudou!

Clique na aba Área de conteúdos.

 
 

Andréa Pavel

Revisora pedagógica responsável pelo portal e assessora pedagógica dos treinamentos do SME.

 

Dentro da nova Área de Conteúdos, que fica à esquerda do acesso, reunimos as informações da Educação Básica, contemplando desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Assim, nossos parceiros do sistema escolar - pais, estudantes, diretores, coordenadores e, especialmente, professores, podem ter fácil acesso a uma ferramenta significativa para a melhoria da qualidade da educação.

 

O portal disponibiliza diversos conteúdos digitais que complementam o processo de ensino-aprendizagem, como: conteúdos didáticos, notícias e artigos atualizados sobre Educação, informações sobre metodologias pedagógicas inovadoras, vídeos de capacitação, legislação atualizada, gestão escolar, divulgação de eventos e/ou projetos educacionais, textos digitais para auxiliar nos planejamentos escolares, dicas para utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula, entre outros.

 

Sim, a escola somente poderá acessar o novo conteúdo do Portal se tiver preenchido as informações solicitadas no formulário enviado por e-mail pelo SME. Por esta razão, a utilização da nova área só será possível após o envio do cadastro com o nome dos estudantes, pais e professores da escola.

 

O novo portal vem para somar, pois está alinhado com o currículo nacional, baseado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, nos Parâmetros Curriculares Nacionais, nas Normas do Conselho Nacional de Educação, dentre outros.

 

Como já dito, a interatividade permite agora a participação de pais, mas o foco principal são os estudantes, possibilitando o aprender a fazer fazendo e, assim, reiterando o que cremos de nosso modelo pedagógico cognitivo-interacionista.

 

O novo portal disponibiliza recursos que visam auxiliar professores e estudantes em sua prática de ensino e aprendizagem diária, atendendo às demandas de uma sociedade tecnológica cada vez mais exigente. Crianças e jovens praticamente nascem acostumados a buscar informações na Internet, a compartilhar dados e a aprender em ambientes tecnologicamente mediados. Além disso, a experiência com conteúdos diversos, em espaços dinâmicos e participativos, estimula os estudantes a interferirem na construção de seu aprendizado e, assim, a se prepararem para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.

 

As escolas devem acompanhar essa tendência, oferecendo aos estudantes os recursos necessários para uma efetiva vivência com a aprendizagem nesses novos espaços do saber.

 

No novo site, além do Menu superior que permite acesso aos recursos educacionais de cada nível de ensino, há também o chamado Menu de acesso rápido, em que se pode encontrar as demais funcionalidades e ferramentas do portal. Tomemos como exemplo, o conteúdo NA ESCOLA: nele, além das ferramentas acadêmicas e de gestão escolar, são exibidas reportagens para os familiares e outras sobre acontecimentos no cenário educacional.

 

Através dos tutoriais presentes no site, as escolas podem realizar enquetes, utilizar agenda virtual, editar um blog e montar uma rede social própria para ser utilizada por todos da escola.

 

Sendo assim, o Sistema Mackenzie de Ensino busca sempre avançar na qualidade dos serviços prestados, garantindo a coerência e a excelência acadêmica, assim como o eixo mantido à luz da cosmovisão cristã. Para isso, são oferecidos recursos e conteúdos pedagógicos digitais, num ambiente repleto de informações educacionais atualizadas e adequadas ao nosso modelo, para disseminação de conteúdos e práticas inovadoras para educação.

  • GosteiGostei  (4)
Categorias: SME, Portal
 

Enfim, o tempo de descanso... 

Imagemcabecalhojulho2017
 

Enfim, o tempo de descanso...

 

Rev. José Carlos Piacente Júnior
Capelão da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutor e Mestre pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper.

 

A rotina desgastante consome grande parte de nosso vigor e tempo diário. De fato, podemos cometer o erro crasso do ativismo estressante e corrosivo. Com efeito, é necessário e saudável garantir equilíbrio entre labor e descanso. Na verdade, felizes são aqueles que podem assim conduzir sua caminhada neste mundo. Nesse ponto, cabe um questionamento: quem foi o primeiro a estabelecer o ciclo de trabalho e descanso?

Leia mais >>
Categorias:
 

Projetos Especials SME 2017 

Imagemcabecalhojan2017
 

Projetos Especiais SME 2017

 

Comunicamos que, em 2017, o Sistema Mackenzie de Ensino disponibilizará às escolas parceiras os materiais didáticos que servirão de apoio ao trabalho docente e reforçarão os estudos dos alunos. Detalhamos, a seguir, cada material para que os professores possam fazer o seu planejamento.

 

A participação da sua escola é muito importante para nós!

Leia mais >>
Categorias:
 

Aprendizagem significativa 

Leia mais >>
Categorias:
Copyright© 2011 - DTI - Divisão de Tecnologia da Informação | Instituto Presbiteriano Mackenzie                                                                                                        powered by Brado! Networks.