SEGMENTOS / ENSINO FUNDAMENTAL I

fundamental

27 Fev. 2015

Literatura de cordel

adicionar ao favoritos

Colégio Presbiteriano Mackenzie - São Paulo

SÉRIE: 1º Ano

Profªs. Responsáveis: Ana Marta e Milena

 

Proposta de inserção de Assunto

A proposta do livro do SME, dentre diversas atividades, desenvolve a temática das Regiões do Brasil. Ao estudarmos o assunto, vimos que, na Região Nordeste, a literatura de cordel é muito utilizada. Por meio de livretos trazidos do Nordeste, trabalhamos esses cordéis em sala de aula e pudemos desenvolver a afinidade entre os alunos por esse gênero textual.

 

Desenvolvimento do assunto

Após abordar o assunto Cordel e ver e ouvir diversas histórias, a próxima atividade foi realizada no livro didático, no qual trabalhamos um cordel da história “Chapeuzinho Vermelho”. Outra atividade que desenvolvemos foi escrever cada um seu próprio texto de cordel. Depois de várias tentativas, os alunos conseguiram desenvolver sua história em cordel.

 
cordel1 cordel2 cordel3 cordel4 cordel5 cordel6 cordel7 cordel8 cordel9 cordel10 cordel11
 

Fechamento do assunto

O fechamento foi nossa exposição. Colocamos todos os livretos num barbante na porta da classe, como se faz no Nordeste e também no mural do corredor.

 
cordel12 cordel22
 

Pontos interdisciplinares coligados

Trabalho de Geografia (localização) e História (cultura do povo brasileiro).

 
cordel13 cordel14 cordel15 cordel16 cordel17 cordel23 cordel19 cordel20 cordel18 cordel21
  • GosteiGostei  (0)

02 Fev. 2015

Sistema Nervoso

adicionar ao favoritos

Colégio Presbiteriano Mackenzie - São Paulo

SÉRIE: 5º Ano

Profª. Responsável: Débora Gomes Damasceno Cavalcanti

 

Proposta de inserção de Assunto

* Leitura do Livro SME.

* Apresentação de Power point elaborado por estudante de medicina, numa linguagem acessível e supervisionado e revisado pela professora responsável.

* Vídeos relacionados ao assunto.

* Aula no laboratório de ciências.

 
 

Desenvolvimento do assunto

1) Utilização de apresentação em power point para a explicação

 
sn-pp
 
  • Dinâmica com grupos de alunos representando as células nervosas, sinopses e envio e de mensagens e retorno da resposta nervosa através dos nervos.
 
 

2) Seleção prévia, de vídeos relacionados aos assuntos apresentados, feita pelas professoras :

 

O Cérebro:

http://youtu.be/2tf53gtcZRU

http://youtu.be/Sv7ncyztysY

 
 

Os Neurônios:

http://youtu.be/ONgPYGHHmQ0

http://youtu.be/O0fxQNA35mA

 
sn2 sn1
 
 

3) Aula no laboratório de ciências – utilização de materiais para retomar assuntos abordados e estudados como: partes do encéfalo e funções do cérebro, localização da medula espinhal, neurônio e relações de recepção e transmissão de mensagens. Para isso foram utilizados:

 
sn3 sn4 sn6 sn7
 

* Cérebros (de material rígido, desmontável) coloridos de acordo com suas funções.
* Cérebros humanos para observação.
* Projeção de imagens do cérebro e de neurônios e suas conexões.
* Material (massinha de modelar e fio elétrico) disponibilizado para grupos de 3 a 4 alunos para elaboração de dois neurônios, estabelecendo assim a posição de conexão.
* Gravuras de neurônios conectados na bancada para consulta dos alunos.

 
sn8 sn9 sn11 sn12
 

Fechamento do assunto

Moodle – todo o material foi disponibilizado, bem como atividades de fixação.

 
sn13 sn14 sn15 sn16
 

Pontos interdisciplinares coligados

- leitura, produção de texto informativo e descritivo, registro de observações (Português);

- observação das paisagens (Geografia).

 
sn17 sn18 sn19 sn20 sn21 sn22 sn23

17 Dez. 2014

Conhecendo as plantas

adicionar ao favoritos

Colégio Presbiteriano Mackenzie - São Paulo

SÉRIE: 2º Ano

Profª. Responsável: Adriana, Regina, Tilma e Vanessa

 

Proposta de inserção de Assunto

- observar as plantas existentes em nossa escola;

- pesquisa sobre a planta escolhida (nome, tamanho e características);

- apresentação das pesquisas e debate;

- vídeo sobre os diferentes tipos de plantas.

 

Leitura das pesquisas sobre plantas tóxicas

Captura de Tela 2014-12-17 às 16.16.50 Captura de Tela 2014-12-17 às 16.17.10 Captura de Tela 2014-12-17 às 16.17.18 Captura de Tela 2014-12-17 às 16.17.01
 

Desenvolvimento do assunto

- observar as plantas existentes em nossa escola;

- pesquisa sobre a planta escolhida (nome, tamanho e características);

- apresentação das pesquisas e debate;

- vídeo sobre os diferentes tipos de plantas.

 

Estudo do Meio – Terra de Gigantes (Um prato colorido)

Captura de Tela 2014-12-17 às 16.17.36 Captura de Tela 2014-12-17 às 16.17.29 Captura de Tela 2014-12-17 às 16.18.14

Preparando para o plantio

Captura de Tela 2014-12-17 às 16.18.31 Captura de Tela 2014-12-17 às 16.18.23 Captura de Tela 2014-12-17 às 16.19.59 Captura de Tela 2014-12-17 às 16.18.40
 

Fechamento do assunto

- estudo do meio – Terra de Gigantes – concluímos este assunto com a visita à fazenda, onde os alunos observaram e identificaram os vegetais utilizados em nosso dia a dia, a importância de cada um deles para a nossa saúde e o cuidado que devemos ter com as plantas. Houve a complementação do que havíamos estudado em sala de aula com a observação do plantio, nascimento, crescimento, cuidados e desenvolvimento dos vegetais. Realizaram a degustação dos produtos colhidos na fazenda.

 

Visitando as estufas

Captura de Tela 2014-12-17 às 16.19.17 Captura de Tela 2014-12-17 às 16.19.00
 

Onde estão as minhocas?

Captura de Tela 2014-12-17 às 16.19.30 Captura de Tela 2014-12-17 às 16.19.37 Captura de Tela 2014-12-17 às 16.19.43

Observação - características dos vegetais

Captura de Tela 2014-12-17 às 16.19.51

Folhas, flores e frutos

Captura de Tela 2014-12-17 às 16.20.04 Captura de Tela 2014-12-17 às 16.19.59

Degustação

Captura de Tela 2014-12-17 às 16.20.18 Captura de Tela 2014-12-17 às 16.20.11

Teatro e brincadeiras – a importância dos vegetais

Captura de Tela 2014-12-17 às 16.20.30 Captura de Tela 2014-12-17 às 16.20.25
 

Pontos interdisciplinares coligados

- leitura, produção de texto informativo e descritivo, registro de observações (Português);

- observação das paisagens (Geografia).

01 Dez. 2014

Dia no Shopping

adicionar ao favoritos

Colégio Presbiteriano Mackenzie - São Paulo

SÉRIE: 4º ano

Profª. Responsável: Raquel Diorio

 

Quem gosta de brincar? Quem gosta de ir ao Shopping? Isso tudo foi realizado pelos alunos do 4º ano. Divididos em 5 grupos, cada equipe escolheu um produto. Para apresentar o produto, deveriam criar nome, logotipo, slogan e o cartaz publicitário para venda do produto. Além disso, também calcularam o valor para produção e o lucro. Resultado? Muita diversão e uma participação excelente de todos! Parabéns!

 
1 2 3 5 6 8 9
 

Observações:

* Tamanho recomendado 480 x 320 pixels.

* Renomear as imagens em ordem numérica na sequência desejada de publicação e enviar, por e-mail, em anexo, juntamente com este formulário.

* Máximo 20 imagens por publicação (a primeira imagem ficará em destaque e no acesso público, as demais ficarão no acesso restrito aos pais e alunos).

* As imagens serão publicadas sem legendas.

 
10 11 12 13
 

Fechamento

15 17 18 24
 
7 16

22 Out. 2014

Animais vertebrados

adicionar ao favoritos

Colégio Presbiteriano Mackenzie - São Paulo

SÉRIE: 3º ano

Livro SME – Ciências - 1º, 2º e 3 º Trimestres, páginas 6 a 60

Profª. Responsável: Patricia, Miriam e Siomara

 

Proposta de inserção de Assunto

Iniciamos a pesquisa no Laboratório de Informática com animais aquáticos brasileiros para a produção de ficha informativa para a Mostra do Conhecimento e confecção de Histórias em Quadrinhos para o Lermack.

 
1 2 3 5 4
 

Desenvolvimento do assunto

  • Pesquisa no Laboratório de Informática em sites selecionados pelas professoras.
  • Confecção no PPT da ficha informativa.
  • Criação e produção de texto no Paint destacando a preservação do meio ambiente.
  • Montagem de mural em sala de aula com imagens de animais trazidas pelas crianças.
  • Vídeos informativos sobre a vida dos animais e apresentação da sinopse do conteúdo estudado.
  • Confecção de tapeçaria e do animal aquático feita com material reciclado e exposto na Mostra do Conhecimento.
  • Observação dos animais no Laboratório de Ciências.
 
6 7 10 11 12 13
 

Fechamento do assunto

Visita ao aquário do Guarujá (Acqua Mundo) para a observação da diversidade da vida marinha.

16 14 15
 

Pontos interdisciplinares coligados

  • Língua Portuguesa – (produção de texto).
  • Informática – utilização das ferramentas do Windows
  • Ciências – estudo das características e habitats dos animais
  • Artes – confecção de mural e animais aquáticos.
 
Aprendendo a ler: A letra B / Separação de sílabas

01 Nov. 2013

Aprendendo a ler: A letra B / Separação de sílabas

adicionar ao favoritos

Colégio Presbiteriano Mackenzie - São Paulo

SÉRIE: 1º Ano A

Profª. Responsável: Vera Busch Rigo Neves Bezerra

 

Proposta de inserção de Assunto

1- Leitura do livro Ciranda dos insetos (poemas);

2- Apresentar cartaz sobre a metamorfose da borboleta;

3- Levar o aluno a perceber que todas as palavras apresentadas no Caderno Integrado são nomes de insetos.

 
CPM9 CPM8
 

Desenvolvimento do assunto

1- Preparar folha impressa com: Palavras (nome dos insetos), sílabas e letras;

2- Apresentar o Jogo na Roda;

3- Em duplas ou trios, compor e decompor as palavras;

4- Registro individual, no Caderno Integrado.

 
CPM1 CPM4
 

Fechamento do assunto

Separar as palavras em sílabas pode ser uma atividade divertida!

 
CPM10 CPM6
 

Os alunos do 1º Ano A usaram nomes de insetos para compor e decompor as palavras por meio de letras e sílabas móveis, finalizando a tarefa com o registro no Caderno Integrado (SME).

 
CPM11 CPM7
 
Colégio Presbiteriano Mackenzie - São Paulo

01 Nov. 2013

Colégio Presbiteriano Mackenzie - São Paulo

adicionar ao favoritos
 

Desde a sua fundação, em 1870, o Mackenzie aplica práticas educacionais de vanguarda e demonstra preocupação com a formação integral das pessoas. O profundo apreço pela mensagem cristã e pelas Escrituras, que motivou o casal Chamberlain a deixar o seu país, a se dedicar ao campo missionário e a se envolver com a escolaridade formal das pessoas, tem estado presente em muitas vidas, textos e registros em todos esses anos.

 

Endereço: Rua Itambé, 135 — Higienópolis-SP Telefone/ Fax: (11) 2114-8355 Portal: http://colegio.mackenzie.br/sao-paulo

 

 

 

Link: http://sme.mackenzie.br/mackenzie/Home/Galeria-de-Fotos

Copyright© 2011 - DTI - Divisão de Tecnologia da Informação | Instituto Presbiteriano Mackenzie                                                                                                        powered by Brado! Networks.