SEGMENTOS / EDUCAÇÃO INFANTIL

infantil

31 Mar. 2015

Maternal: Percepção gustativa (salgado/doce)

adicionar ao favoritos

Colégio Presbiteriano Mackenzie - São Paulo

SÉRIE: Maternal 3E

CADERNO SME 3º TRIMESTRE, PÁGINA 29 (atividade 24)

TEMA/CONTEÚDO: Percepção gustativa (salgado/doce)

Prof.ª Responsável: Vahine M. P. Willveit

 

Proposta de inserção de Assunto

1ª - História Bíblica: Multiplicação dos pães e peixes;

2ª - Organização e classificação do lanche;

3ª - Recreação dirigida: “Comida Brasileira” (modificada).

 

Desenvolvimento do assunto

Esta atividade foi realizada durante a Semana da Criança. A ideia é a mesma do SME, porém a forma de execução e ênfases um pouco diferentes.

Durante esta semana, estávamos contando histórias bíblicas onde aparecem crianças. No dia desta atividade, contamos a história da Multiplicação dos pães e peixes. Destacamos o fato de o menininho ter sido generoso em ofertar o seu lanchinho e como isso foi precioso nas mãos de Jesus! Conversamos sobre a ingestão de peixes e enumeramos alimentos saudáveis.

Depois arrumamos duas mesinhas da sala de aula, colocamos toalhas e bandejas coloridas. Fomos abrindo lancheira por lancheira, classificando os alimentos conforme o sabor, salgado ou doces. Observamos as formas, os cheiros e a quantidade de cada tipo de alimento, além de fazermos a leitura incidental dos rótulos.

Em seguida, tomamos o lanche podendo experimentar, ao menos, um pedacinho de cada alimento.

Para finalizar a atividade sobre alimentos, sentamos em roda e pedimos que cada aluno citasse o nome de um alimento salgado, então todos batiam palmas. Depois trocamos para doce e, por último, nome de frutas. No meio da brincadeira, eles falavam nomes de objetos ou insetos para “ver se nos pegavam” na brincadeira!

Foram momentos gostosos e descontraídos.

 

Fechamento do assunto

Circular os salgados e doces de vermelho, conforme proposta já existente no SME. Em outro momento, montamos um cupcake e um sanduíche bem recheado na cozinha experimental.

 
Maternal-1 Maternal-2
 

Pontos interdisciplinares coligados (enumerar pontos de ligação com conteúdos/projetos de outras áreas)

Fazer coincidir com a Semana da Criança:

* Jesus usa as crianças que querem ajudar (estar disposto a dividir)
* Agrupamento de alimentos por sabor, formas geométricas. Observar a quantidade.
* Leitura incidental de rótulos
* Recreação Dirigida e alimentação saudável
* Higiene no preparo dos alimentos
* Órgãos do sentido

 
Maternal-3 Maternal-4
 
  • GosteiGostei  (0)
Maternal: Formas e Cores

04 Fev. 2014

Maternal: Formas e Cores

adicionar ao favoritos

Colégio Presbiteriano Mackenzie - São Paulo

SÉRIE: Maternal 3A

CADERNO SME: CADERNO SME: 2º TRIMESTRE, ATIVIDADE 84, PÁGINA 27

TEMA/CONTEÚDO: “Formas e cores”

Prof.ª Responsável: Wânia Alves Martins de Sousa

 

Proposta de inserção de Assunto

A atividade consiste em levar, com tinta guache e utilizando o dedinho, cada personagem do SME (Caio, Ana e Pedro) a sua família. Obs: para cada personagem, utilizar uma cor diferente. Diariamente exploramos as cores e formas geométricas por meio de vários materiais concretos e com diferentes estratégias (os conteúdos devem estar dentro de um contexto lógico), propiciando aos alunos do Maternal a visualização e a exploração destes materiais, para que possam conseguir nomear e identificar as cores e as formas geométricas em diferentes situações e lugares do seu cotidiano. Para reforçar o trabalho atividade acima, aproveitamos as peças de Lego para explorar as cores, formas geométricas (peças do lego + mesa e círculo de papel no centro das mesinhas).

 
CPMinfantilnews CPMinfantil2news CPMinfantil4news
 

Desenvolvimento do assunto

Colocar no centro de cada mesa um círculo grande. Uma cor para cada mesa (amarelo, vermelho, azul e verde). Espalhar no centro da sala peças de montar coloridas. Dividir as crianças e chamar cada mesinha para que separem somente as pecinhas que tenham a cor do círculo que está no centro de sua mesinha. Depois que todas as mesinhas fizerem a seleção, contar quantas pecinhas tem em cada círculo, se todas as peças são da cor do círculo em que estão e verificar qual mesinha tem mais e menos peças coloridas. As cadeirinhas das mesas também ficam de acordo com a cor do centro da mesa.

 
CPMinfantil3news CPMinfantil5news
 

Fechamento do assunto

Por fim, depois de toda a dinâmica, deixar que as crianças brinquem/montem livremente com as peças do Lego. Regra: não pode misturar as cores.

 
CPMinfantil6news CPMinfantil7news
 

Pontos interdisciplinares coligados (enumerar pontos de ligação com conteúdos/projetos de outras áreas)

  • Natureza e sociedade: respeito às regras
  • Matemática: cores; formas geométricas, classificação, seriação, ordenação, classificação, mais/menos/igual e contagem.
  • Linguagem: oralidade
  • Psicomotricidade: coordenação motora fina
 
CPMinfantil9news CPMinfantil10news
 
Copyright© 2011 - DTI - Divisão de Tecnologia da Informação | Instituto Presbiteriano Mackenzie                                                                                                        powered by Brado! Networks.